Para navegar pelas várias páginas à sua espera, clique sobre os títulos!

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Croniquetas numéricas no Algarzur - 0

3015496827

Croniquetas: crónicas de má qualidade (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Castiga-me a Língua Portuguesa pois o meu objectivo não é, de todo, desdenhar dos temas que aqui me proponho trazer. Também chamar crónicas a estes textos me parece não ser adequado, pois não serão descrições cronologicamente sequenciais de acontecimentos, nem da história de ninguém em especial, para além do amigo Pit, que modestamente virá partilhar conceitos, curiosidades e outras coisas numéricas, fruto dos seus estudos e do desenvolvimento das experiências da sua Escola e dos seus discípulos.

Pretendo que os textos não sejam teses profundas mas tão-somente notas breves, com o objectivo de motivar a curiosidade do leitor sobre temas que tão frequentemente nos tocam o quotidiano.

Assim não lhes chamarei Crónicas, que me parece demasiado formal para uma coluna que gostaria aligeirada, mas apenas de Croniquetas, que reflectirá menos formalismo jornalístico, mas não menos rigor.

Numéricas:

Sim, pois vamos falar de Números. Números e algarismos, sistemas de numeração e as suas bases. Números como forma de exprimir quantidades, medidas de grandezas, relações. Números de muitas categorias e classes. Números grandes e muito grandes, pequenos e muito pequenos. Números primos, pitagóricos, perfeitos, reais e imaginários. A Divina Proporção e a multiplicação dos coelhos. Um perímetro, um diâmetro e o Pi. Os logaritmos e o número de Euler (e). E por aí fora…

Pitágoras:

E onde entra o Pitágoras? Um dos grandes sábios da antiguidade, tão ligado à Filosofia, palavra que ele próprio terá inventado, e à Matemática, de tal modo que lhe é atribuído um dos mais importantes teoremas da História da Humanidade, com cerca de 2.500 anos e ainda hoje frequente e largamente aplicado, foi fundador duma verdadeira Universidade, a primeira desde sempre, designada por Escola Pitagórica, o que o coloca desde logo como um importante pensador e pedagogo (embora nem por isso grande divulgador).

Pois o Pitágoras, ou Pit, como ele gosta que os amigos o tratem, será o nosso protagonista, informador, transmissor de conhecimento e recolherá as dúvidas (se e quando as houver) para posterior investigação e explanação, como uma tentativa de se retractar pelo voto de silêncio que impôs aos seus discípulos.

Proposição:

“Cantando espalharei por toda a parte,

Se a tanto me ajudar o engenho e arte.”

Modestamente, a minha proposição não é tão ambiciosa, é apenas um compromisso: dar voz ao Pitágoras com a frequência que o Algarzur o quiser publicar. Para o que me valham as Ribeirides (ninfas da Ribeira da Serra e das Alfambras) com a inspiração para cumprir este desiderato, e deixar-vos sempre um pequeno desafio/curiosidade.

Curiosidade:

Resolve esta multiplicação               12345679 x 9 =

E esta                                                 12345679 x 54 =

Repara no produto obtido. Podes concluir que…

Sem comentários:

Enviar um comentário