O professor Byte tinha prometido surpreender Bit ainda mais. Preparara uma pequena tabela onde relacionava as novas gerações com as respectivas tecnologias. Sacou-a do seu bornal e pigarreou para chamar a atenção de Bit, como se lhe dissesse “vamos lá a começar”, e por aí foi:
— Designa-se por Segunda
— Lá se vão
as válvulas! — Proferiu Bit. — Os transístores permitiam maior velocidade de
processamento, não? Estou a perceber que cada passo é sempre no sentido do
melhor desempenho.
— Estou
também surpreendido contigo! — O professor Byte continuou a sua lição. —
Começaram por ser cerca de cem vezes mais rápidos que as válvulas.
— E repara
nesta imagem. — Byte puxou de mais um papel do seu bornal. — É o símbolo do transístor
desenhado numa das calçadas da Universidade de Aveiro.
— As máquinas mais relevantes nesta segunda geração foram a IBM 1401 e, numa fase de transição para a terceira geração, o muito conhecido Sistema IBM 360.
— Estes
computadores, — continuou Byte, com entusiasmo, — beneficiaram da nova
tecnologia que lhes trouxe uma redução de tamanho e melhorou os consumos.
Bit
distraiu-se um pouco, olhando o mar, como gostava de fazer sempre que se
sentava naquele espaço de leccionação ao ar livre, e logo Byte lhe remocou, “Se
hoje não te apetece aprender, fazemos uma pausa e continuamos amanhã. Deves
estar a pensar no jogo de logo à noite. Pensa no Vídeo Árbitro e repara como a
tecnologia evoluiu até ele”.
— Desculpe.
— Bit com humildade. — Não é desses, é o jogo de futsal entre os cinco do Aljezurense
e os cinco do Rogilense, um autêntico derby.
Está lá o meu sobrinho e vai começar daqui a meia hora.
— ‘Tá bem.
Vamos acabar. Presta só atenção aos novos periféricos que estas máquinas
usavam.
—
Periféricos?! — Bit surpreendido. — O que são esses?
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